- Prefeitura's Newsletter
- Posts
- Nova Lima News
Nova Lima News
A newsletter oficial da Prefeitura
SEM GRIPE
Que tal começar a semana protegido? Depois da imunização dos públicos prioritários, a vacina contra Influenza agora está disponível para qualquer pessoa com mais seis meses. A aplicação ocorre em todas as UBS com sala de vacinação e também na Policlínica. Confira os horários aqui. Depois pegue seu café, e vem acompanhar as novidades da semana.
CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS E OUTRAS AÇÕES EM PROL DA CAUSA ANIMAL
Pets do distrito de Macacos são os próximos a serem atendidos em uma ação que será realizada pela Prefeitura, no dia 06 de junho. Tutores que se encaixem nos quesitos de participação já podem se cadastrar pelo Whatsapp 31 991239925.
Nova Lima é destaque em políticas públicas de proteção animal. A Prefeitura é uma das poucas da região que oferece atendimento veterinário gratuito para a população que mais precisa.
A política de proteção animal que começou em 2021 e já gerou resultados expressivos:
4000 atendimentos veterinários
3500 castrações - o maior programa de controle populacional ético já feito na cidade
620 consultas especializadas
12600 internações
microchipagem de 1500 animais - o microchip funciona como um RG, facilitando a identificação do animal caso ele fuja ou se perca, e é uma medida importante para coibir o abandono.
O atendimento é oferecido para pets de tutores de baixa renda, inscritos no CadÚnico, ou para animais resgatados por tutores que participaram do curso da Prefeitura. Informações pelo Whatsapp 31 991239925.
TAMBÉM É DESTAQUE: A rua Soares, no bairro Honório Bicalho, recebeu pavimentação. As obras foram concluídas na última sexta-feira. Foram cerca de 216 metros asfaltados.
Máquinas trabalhando na via, que era de terra
OBSERVAÇÃO DE AVES NO REGO DOS CARRAPATOS
O gaturamo-bandeira é uma das espécies da fauna de Nova Lima
O problema de começar a observação de aves é o risco de se apaixonar pela atividade. Pelo menos é o que diz a comunidade cada vez maior de observadores de aves, no Brasil e no mundo.
A observação de aves consiste basicamente em observar e registrar, com fotos ou fazendo anotações, as espécies de pássaros vistas e/ou ouvidas em determinado trajeto ou local. Na plataforma wiki aves, um site sem fins lucrativos voltado para a comunidade, são mais de 44 mil observadores ativos.
A boa notícia para quem ficou interessado é que no dia 27 de maio a Prefeitura promove o primeiro encontro do projeto Avistavis, em parceria com a ONG Ecoavis. Trata-se de um passeio pelo Rego dos Carrapatos para observar as aves que habitam o parque e conhecer mais sobre cada espécie. Clique nos links para informações e inscrições.
Durante a atividade, os participantes serão acompanhados por equipe técnica composta por biólogos e ornitólogos, que são os profissionais que estudam pássaros.
Este primeiro encontro é o lançamento do projeto na cidade, e faz parte da programação em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Ao longo do ano, os encontros serão realizados em outros seis locais da cidade: Parque Nacional da Serra do Gandarela, Mata do Jambreiro, Unidade de Conservação Samuel de Paula, Trilha da Matinha, Trilha da Grota Fria e Mara do Zumbi.
Vale a pena conferir:
Reembolso de 25% do IPVA: Nova Lima concede incentivo para moradores transferirem registros de veículos para o município.
Queca e rei Charles III: Embaixada britânica encomenda mais de 600 quecas para servir em evento oficial, em Brasília.
LIBERDADE AINDA QUE TAN-TAN
Arte e convivência em prol da saúde mental
O sugestivo nome da escola de samba que desfila em BH, todo dia 18 de maio, resume bem a proposta da Luta Antimanicomial. A data é uma forma de lembrar a defesa de tratamentos justos e dignos para pessoas com problemas de saúde mental - o que hoje é garantido pela saúde pública em Nova Lima.
História: na década de 70, o Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência, em substituição aos tratamentos agressivos.
Ficou proibida a construção de hospitais psiquiátricos. A permanência em manicômios foi substituída por atendimento psicológico e atividades alternativas. O paciente com problemas mentais passou a ser estimulado a exercer sua cidadania, visando fortalecer os laços familiares e sociais, e nunca ser isolado, como antes era feito.
Em Nova Lima, a Rede de Saúde Mental garante atendimento digno, pelo SUS. Fazem parte da rede o CAPS II, CAPSad, o Ambulatório de Saúde Mental - mas a assistência é feita de forma integrada, de maneira que o usuário acessa também os outros serviços de saúde oferecidos pelo município.
Como procurar ajuda? A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para os atendimentos de saúde - portanto, o primeiro passo é procurar a sua UBS de referência. Depois de passar pela equipe de saúde, o paciente é direcionado para o serviço de saúde mental indicado no caso. Os atendimentos são individuais e em grupos, com atividades terapêuticas entre outras intervenções. Pessoas em sofrimento psíquico ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas também podem procurar ajuda.
VAGAS: já deu uma olhada nas oportunidades da semana? Confira aqui. Inscrições até hoje neste processo seletivo simplificado.
ATÉ SEMANA QUE VEM
Acompanhe diariamente as notícias pelo nosso site, instagram e facebook. Nossa newsletter chega à sua caixa de e-mail toda terça-feira. Indique para um amigo ou cadastre seu e-mail clicando aqui. Caso queira parar de receber, clique aqui.